Tuesday, March 08, 2005

Dia internacional da mulher

Registe-se a efeméride mas sem grandes comentários; este tipo de dias serve basicamente para que as consicências se aquietem com meia dúzia de discursos bonitos, uma mão cheia de intenções inconsequentes e umas comemorações barulhentas mas vazias.
Repito uma frase que ouvi um dia e que resume bem o que penso sobre o assunto: igualdade entre os sexos sim (em termos legais, em termos de oportunidade, por exemplo) mas o direito à diferença é um direito que se exige. Não se pode tratar de modo igual o que é desigual à partida!
Isto não significa que eu não pugne por uma maior representatividade das mulheres na política, em ógãos dirigentes nas empresas, etc. E que sobretudo não fique chocada com a forma como as mulheres são tratadas no mundo árabe - que para mim constitui uma básica violação dos direitos humanos!
Significa somente que nós mulheres devemos, ao mesmo tempo que lutamos pela igualdade, lutar também pelas nossas particularidades, pelas as nossas diferenças.

1 Flocos de neve

Blogger Laura Lara atirou uma bola de neve ...

Haver dias internacionais de... significa que as consciências não estão tranquilas. Se tudo estivesse bem, eles não existiriam. Não seriam necessários.

8:39 pm  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento