Tuesday, April 26, 2005

Back again

Fui à Pátria apanhar sol.
E atrasei-me nos comentários e decerto que vai sobrar muito por dizer!
Umas pinceladas vão ter que dar para me pôr em dia: se estou em Bruxelas (a suportar esta crónica falta de sol) é porque um dia houve cravos vermelhos no meu país. Acordei então para a política e cresci ao sabor de uma revolução. Ainda me lembro de estudar na escola que éramos a capital de um império e invejei as pessoas que votaram nas primeiras eleições livres e desejei ter idade para ir votar também. "Brinquei" aos partidos e vivi com entusiasmo as manifestações. Distribui panfletos e colei cartazes, disputei associações de estudantes no liceu.
Hoje "que já sou grande" tenho saudades desse tempo em que em todos havia uma entrega total pela defesa de ideais.
31 anos depois da revolução é muito tempo: fiz o meu balanço pessoal e acho que fiz escolhas erradas na vida. Mas enfim, na altura eram as escolhas que me pareciam certas ou mesmo as únicas viáveis. E mesmo se o coração se entristece, agora há que seguir em frente e gozar os pontos positivos. Regressar ao passado não é possível. Parar, só o tempo suficiente para respirar fundo e ganhar coragem. Vamos embora...
Cada vez que vou a Portugal fico com vontade de lá ficar! Mas dizem-me que é porque não vivo lá, porque as coisas estão mal... Pois, mas há sol e o sol traz os sorrisos e as bicas bebidas nas esplanadas enquanto se lê o jornal. É bom.

7 Flocos de neve

Blogger Madalena atirou uma bola de neve ...

Pitucha, beijinhos amarelões desta vez!

1:41 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Obrigada pelo arco-íris!
Um beijo grande

1:50 pm  
Blogger lilla mig atirou uma bola de neve ...

Welcome back! Fizeste tu muito bem, há que carregar as pilhas de vez em quando! :)
Eu também sinto o mesmo quando lá vou, vontade de ficar, mas nenhuma vontade de ter os problemas, só o sol, a boa da esplanada e o divino café... Afinal há o lado bom das escolhas, e se não ficámos lá, foi para poder ver mais...
Um raiozito de sol para ti! ;)

2:46 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Não há como os expat para nos entenderem :-)

2:51 pm  
Blogger Laura Lara atirou uma bola de neve ...

Vivemos na Terra e não no Paraíso. E aqui nunca ninguém toma só decisões certas. Há sempre as boas, as más e as assim-assim. Temos é que aceitar que é com as decisões tomadas que temos que viver e temos que aprender a ser felizes.

2:28 am  
Blogger Marco atirou uma bola de neve ...

Pitucha,
Lembras-te do final d'Os Maias?
O Carlos regressa a Lisboa e encontra o Ega, envelhecido e calvo. E o Ega diz-lhe: "Lisboa arrasa, menino, Lisboa arrasa"
Arrasa mesmo.
Pensa bem se queres voltar...

3:33 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Olá Marco
Acho que a minha vontade de voltar tem muito de sonho e estou consciente disso. Mas obrigada pelo aviso.

7:00 pm  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento