Monday, November 07, 2005

Alguém me elucida?

Nos tempos em que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa se debatia com cabalas e censuras acompanhei de longe, sem conhecimento de causa, apenas por interpostos jornais e blogues, o desenrolar dos acontecimentos.
A mudança para a RTPi alegrou-me: finalmente ia poder seguir o oráculo dos oráculos, esclarecer as minhas ideias, compreender aquilo que passa despercebido aos olhos de comuns mortais que nem eu.
O grande dia chegou e … dei o benefício da dúvida! O mesmo se passou no segundo. A partir daí, fiquei chateada. Não só continuo meia burra porque o homem não diz nada de novo como, ainda por cima, tenho uma crise de nervos cada vez que vejo a outra criatura que lhe faz companhia! Quem é ela, donde vem e para onde vai?
Foi por isto que quase caiu um governo em Portugal?

15 Flocos de neve

Blogger NoKas atirou uma bola de neve ...

A criatura faz umas conceituadas entrevistas no canal 2 que acho também passam na RTPi. Eu pessoalmente não tenho muita paciência para a maneira como ela faz entrevistas. Mas já reparei que os sentimentos perante esta senhoar são ou de amor ou de ódio. Há quem adore o seu estilo pseudo-intelectual e há quem não tenha paciência. Mais um mistério tuga.

Devias era prestar atenção ao que dá a seguir, ao contra....

10:31 am  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Nokas
Admito que a minha irritação me leva a desligar a RTPi assim que o homem acaba de falar... Ressalvo uma precisão: ela é que me irrita, não é ele! Até porque já estive com ele pessoalmente (eh oui, se quiseres podes tocar-me que eu deixo) e ele é absolutamente charmoso.
Beijos

10:42 am  
Blogger lilla mig atirou uma bola de neve ...

Eu já deixei de ver... Num dos meus posts já tinha colocado a mesma pergunta sobre essa criatura misteriosa, a mim não me parece nada intelectual!...
Beijos

11:50 am  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Lilla
Partilhamos as mesmas irritações...
Contudo, tenho uma amiga que acha que ela faz bem o seu papel de pivot, por comparação com o modelo da intervanção de Vitorino às segundas. Vou seguir mais atentamente o Vitorino antes de continuar a alimentar a irritação pela Ana Sousa Dias (ou lá como a senhora se chama).
Beijos

12:04 pm  
Blogger NoKas atirou uma bola de neve ...

Eu sabia, eu sabia que eras uma super star!!!!! ahhhhhhhhh!

12:18 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Oh Nokas, já ganhei o dia! Agora vê lá se te despachas tu a ser uma ilustre bióloga mundial para eu impressionar outros: afinal não é qualquer um que se pode gabar de ter cantado, numa noite de maior irresponsabilidade, com a super estrela-do-mar!
;-)

12:26 pm  
Blogger espumante atirou uma bola de neve ...

Aqui vai a minha parte de elucidação, através de um post que escrevi no Espumadamente em 7 Setembro de 2004 !... 2004, imagina tu. Aqui vai a transcrição:

Terça-feira, Setembro 07, 2004
"Ralhe comigo... o mais possível"

Ele está a “ceder”. Eu sei que o vírus é de estirpe complicada e não cede a terapêutica. No fundo é como a batateira. Esta nobre Solanácea está sujeita a vírus, sem tratamento que não seja preventivo. E mesmo esse resume-se à “escolha criteriosa de variedades resistentes, queimando-se as plantas da safra anterior para evitar futura contaminação”. Mas de Marcelo Rebelo de Sousa (MRS), que me habituei a ouvir com enlevo e respeito pela qualidade inegável dos seus comentários políticos, da sua cultura e extraordinária comunicabilidade, eu esperava que fosse, ele próprio, uma “variedade” resistente. Não é. O vírus, com maior incidência no triângulo Bicesse/Marinha, Areia/Beloura, é de grande persistência e transmissão rápida. MRS, de repente, apresenta um quadro de sintomatologia avançada e preocupante. Os seus brilhantes comentários estão rapidamente a ser inquinados pelo vírus, a que eu poderia chamar de “vírus tc”, que tanto poderá significar “tiozoco cascais”, como “tiositis cascalensis, sp.” e MRS nem os seus fiéis ouvintes o mereciam É que MRS, de repente, ficou “hipocondríaco o mais possível “ (palavras dele), a “Rita” passou a ser uma personagem que aparentemente eu tenho obrigação de conhecer, a superstição é (sorriso amarelo!...) uma coisa do tipo de “las hay, las hay” , o Sporting de Braga passou a ser repetidamente citado na tv (é de bom tom ser de um clube de média projecção), o “lá da nossas bandas” cai-me na sopa com uma frequência inusitada (em Cascais já ninguém é de Cascais, toda a gente é de algum lado, o mais possível, porque o avô, o tio avô ou um primo afastado é “das bandas deles”, sei do que falo porque moro no triângulo) e até aquele pigarro que passou a intercalar cada duas frases de MRS me faz temer o pior. O vírus instalou-se. O que é pena. Pensei que algumas personagens passassem imunes ao cortejo do vírus, mas errei. Quero deixar bem expresso que isto não tem nada a ver com a qualidade e conteúdo dos comentários que MRS continua a fazer nem com a sua reconhecida capacidade de bem comunicar. Mas os tiques, Senhor... os tiques... como sintoma claro do vírus, estão lá. Um dia destes ainda vamos todos ver MRS dar uma volta à cadeira antes de se sentar, tomar duas pílulas durante o comentário e pôr o Júlio Magalhães a pigarrear. O mais possível... vão ver! E, a rematar, dizer-lhe: “Oh Júlio, se me ouvir pigarrear, ralhe comigo, táver?”

5:21 pm  
Blogger espumante atirou uma bola de neve ...

Na altura ainda não havia Ana Sousa Dias, isto é, havia mas não se dava por ela, perdida que andava na 2:. A moça espigou, esquerdeou-se no Bloco e a RTP achou que a Ana era a pessoa que garantia a pluralidade necessária às elucubrações de Marcelo. O problema é que nem a Ana pluraliza nem Marcelo elucubra. "Aquilo" está uma estucha, o Marcelo engordou a petulância e a Ana engordou mesmo de engordar. Com tanta gordura, o programa só pode ter-se tornado num trombo que circula perigosamente pelo estúdio. Um dia bloqueia num refego da Aninhas ou no relógio do Marcelo e aquilo faz PUM
:))

5:26 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Espumante um, Cinzento zero! Olha, eu, quando crescer, posso escrever como tu?
(Essa da Rita, é a Rita dele? Fui aluna dela na Católica! Acho que não havia ninguém que não tivesse medo dela. Depois acalmou. Oh, l'amour, l'amour - boatos diziam que MRS era razão de tal calmaria).

Ainda Espumante
Eu tinha a certeza que embirrava com a "melher"! Quanto ao MRS, enfim, tenho que admitir que pertence ao grupo das que acha que o homem tem charme, algum tem!

Beijos

5:38 pm  
Blogger Madalena atirou uma bola de neve ...

Posso discordar, querida Pitucha?
Eu gosto da Ana Sousa Dias.... É que eu moro na província e, para mim, a Ana Sousa Dias é boa, nas entrevistas. Costumava vê-la na dois. O problema é que desde que ficou ao lado do surfista MRS parece ter perdido faculdades. Engasga-se, cala-se... Dizem, que eu não tenho visto muito. A última coisa que vi dela foi uma entrevista ao MST e gostei. Acho que ela abordou muito bem o MST no tema da poesia da mãe.
Mas isto é tudo gente com níveis de vaidade e presunção altamente perigosos e tornam-se enjoativos.
Beijinhos para ti, querida Pitucha! Um para ti, Espumante, já agora. Isto nos comentários torna-se uma conversa a 3 ou 4, como no almoço!!!

6:29 pm  
Blogger Formiga Rabiga atirou uma bola de neve ...

Não tenho visto as entrevistas ao Professor Marcelo, mas gostava muito de ver a Ana Sousa Dias na RTP2. Era serena, deixava os entrevistados falarem sem com isso perder o controlo das conversas planeadas. O certo é que tenho ouvido ultimamente algumas críticas, não és a primeira que se queixa da "camada de nervos" que ela provoca. Vou estar atenta.

10:35 pm  
Blogger Brigida Rocha Brito atirou uma bola de neve ...

A Ana Sousa Dias veio do Público e sou franca, gostava muito mais de a ler do que gosto de a ver. Com o Prof. Marcelo não está à vontade, não se sente bem naquele papel, não interiorizou a lógica do programa e resulta de forma ligeirinha. Poderia fazer muito melhor, em minha opinião, mas se não consegue ficar mais "solta" em frente das câmaras ou do Homem, então seria muito mais credível voltar à escrita e deixar para outros a imagem...

1:06 am  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Madalena
Discorda sempre que o teu discordar tem graça! Acontece que tu a conheces melhor do que eu: eu só tenho como referência o programa do Prof. e é verdade que ela não vai muito bem, como também reconheces. Estamos de acordo portanto.

Formiga
Nunca vi essas entrevistas. Talvez seja esse o meu "pecado". Mas passarei a ser menos critica atendendo ao que não sei!

Brígida
A tua opinião coincida com as anteriores. Logo, dou o braço a torcer.

Beijos a todas

8:15 am  
Blogger Rita Dantas atirou uma bola de neve ...

A Ana Sousa Dias é realmente muito boa, e não, não tem nada de intelectual: prepara as entrevistas, porque entrevistar alguém sem se perceber patavina de nada é mau jornalismo. E costuma passar muito tempo calada nessas entrevistas porque entrevistar alguém é descobri-lo, não atacá-lo, é dar-lhe o protagonismo, não ficar com ele. A este nível, ela é um dos poucos casos de bom jornalismo televisivo português que conheço.

Agora o que está a fazer a aturar o Marcelo, coisa de que assumidamente não gosta, também não sei...

11:46 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Rita
Outras pessoas me disseram o mesmo que tu sobre a Ana Sousa Dias pelo que não me resta a não ser aceitar que não a conheço no seu melhor. De facto, eu só estava a falar de um programa específico e nesse não penso que ela vá bem. Mas admito que noutros ela seja uma boa entrevistadora como dizes.
Beijos

8:35 am  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento