Friday, January 25, 2008

Impressões


De Goa ficou-me a sensação de muito carinho para com Portugal e os portugueses, mesmo por parte daqueles que não falavam, ou já não falavam português.

Recordo-me particulamente de um jovem que nos servia um caril numa praia de Candolim e que voltava regularmente à nossa mesa para saber coisas dessa Lisboa longinqua que ele ambicionava visitar.

Ou de uma senhora em Mapusa que perante a nossa dificuldade em identificar um produto, não obstante o termos provado depois de ela gentilmente o ter oferecido, se esforçou e disse "grão, this is grão. I still remember some portuguese words" e sorriu feliz com o nosso ar de descoberta.

Desaparecerá a língua portuguesa, talvez, mas o sentimento de proximidade com um Portugal que eles imaginam, com afecto e, decerto, com muita imaginação, não creio que esteja em vias de extinção.

Pelo menos enquanto todos insistirem em dizer que em português conhecem Bom dia e Obrigado.

Eu fiquei com esta sensação.

7 Flocos de neve

Blogger Carlota atirou uma bola de neve ...

Sobre este assunto não me pronuncio, por ignorância total do tema, mas, já que aqui vim, deixo os meus votos de bom fim-de-semana.

9:37 am  
Blogger Melões Melodia atirou uma bola de neve ...

Nao sei qual das duas tera razao. Concordo com as duas. O imagem de Portugal esta condenada a mudar. A ser de um exotismo como e para nos a cor das sedas e o aroma das especiarias.
beijos

11:08 am  
Blogger anamoris atirou uma bola de neve ...

Nunca estive em Goa, mas tenho um certo fascínio. Deve ser bom ouvir falar português em paragens tão distantes.
Beijos e bom fim de semana

4:13 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Carlota
Espero que o teu dia tenha sido bom e que estejas recomposta do tremendo esforço físico...
;-)
Beijos

Melões
Teremos as duas razão, com certeza.
Beijos

Anamoris
Já não se ouve muito!
Beijos

7:24 pm  
Blogger Catarina em Lx atirou uma bola de neve ...

Também sorri com o episódio do grão... é um quadro bonito!

12:35 am  
Blogger Madalena atirou uma bola de neve ...

Querida Pitucha: olá! Bom domingo! O Jorge diz de Goa o mesmo que tu, que há uma saudade cultural da língua (não só, mas também!) nas pessoas, que querem absorver dos que os visitam qualquer coisa que tenha a ver com a sua História. Eu não fui, não sei, mas acredito, claro! Beijinhos de "quase Lisboa" que quer mandar-te um raiozinho de sol "attached".

10:25 am  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Catarina
Também gostei!
Beijos

Madalena
Ainda bem que o Jorge pensa o mesmo que eu!
Beijos e obrigada pelo sol attached.
Beijos

7:19 pm  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento