Wednesday, March 19, 2008

Páscoa

Bruxelas acordou adormecida.

E com ar de fim-de-semana longo.

As pessoas enrolam-se nos cachecóis e escondem-se dentro dos casacos, olhos semi-cerrados por causa dos flashes de sol que rompem as nuvens que, sabe-se, trarão chuva. Neve até, dizem os mais pessimistas. Ou os mais informados, quem sabe. Que isto do tempo em Bruxelas, certo certo é a chuva e tudo o mais é esperança de que alguma coisa mude (como muda para que tudo fique na mesma seguindo O Leopardo, frase que muito uso, mas em que penso pouco).

Caminham mais lentamente, como se a diminuição do trânsito na cidade trouxesse uma acalmia ao stresse quotidiano. Que não será da Quaresma, porque poucos recordam esse tempo de recolhimento, de arrependimento, de preparação para a Páscoa que é (é?) mais do que amêndoas e ovos de chocolates e férias. Contra mim falo. Espantada que fiquei quando dei pelo domingo de ramos porque vi ramos nas mãos dos que saíam de uma igreja. Senti que tinha perdido as referências temporais da minha infância, quando o ano se delimitava em estações e em festas, se saltitava de celebração em celebração com momentos de penintência e de jejum, para que as festas soubessem melhor. Penso eu agora! Na altura, isso é tanto foclore como o demais, nunca verdadeiramente sacrifício.

Até os corredores estão mais silenciosos, com a ausência dos que já partiram, a calada excitação dos que vão partir e a resignação dos que ficam, porque, de qualquer modo, amanhã já é feriado e depois também e depois é fim-de-semana.

E eu aqui estou, em silêncio no silêncio reinante, que me convém, que me agrada. Gosto de ouvir os meus próprios pensamentos. Ainda que tal nem sempre suceda, hoje estou bem com eles. E eles em paz comigo.

Depois, logo se verá.

16 Flocos de neve

Blogger Melões Melodia atirou uma bola de neve ...

Tocaste num ponto muito importante para mim. tambem ja vivi a quaresma muito mais intensamente. Tambem deixei escapar o Domingo de Ramos, em que me fascinava a leitura da paixao...
... e fiquei com saudades dos momentos em que vivia intensamente o triduo pascoal, que terminava com uma explosao de festa que era a pascoa com toda a familia. Na altura tambem achava que era folclore.
e hoje, hoje tambem o metro vinha vazio.
beijo e boa pascoa.

10:20 am  
Blogger anamoris atirou uma bola de neve ...

Sim é verdade está tudo a preparar-se para o fim de semana grande. O tempo hoje está miserável, mas parece que vai melhorar. Vamos ver!!
Beijinhos

10:33 am  
Blogger Laura Lara atirou uma bola de neve ...

Como o dia acordou borrascoso hoje!

10:36 am  
Blogger Claudette Guevara atirou uma bola de neve ...

Este texto atirou-me para 2006, à excepção, que em Bruxelas, nessa Páscoa, estava um Sol radiante!

Os meus pais vieram ter comigo para passar umas ferias, essas que fazem a separação entre o Inverno e os tempos quentes e de renovação. Porque para mim continuam a ser de renovação, e arrependimento e reflexão. Porque nunca para mim foi folclore. Talvez porque só olhasse para mim e para os meus. Sei la...

Mas bom. Estes 40 dias para mim são de viragem. Parece que tudo se torna melhor. E só este sentimento já vale por si.

:D O comentário já vai longo... Beijito

12:58 pm  
Blogger Claudette Guevara atirou uma bola de neve ...

Eu devia estar a dormir quando escrevi o último comentário. Tantos "para mim...". Que vergonha... :(

3:21 pm  
Blogger  atirou uma bola de neve ...

Admito que só penso em amêndoas desde o Carnaval! E nas partidas que vou pregar (schiuuu...) no dia 1 de Abril! Mas também me senti um pouco estranha quando, no Domingo passado, a senhora do café, me perguntou "Então menina?!? A menina não viu a procissão? Toda a gente com raminhos...". E não, eu não tinha visto nada...

3:51 pm  
Blogger pentelho real atirou uma bola de neve ...

desejo que possa ter mais calor e sol.
um beijo.

6:23 pm  
Blogger JOE ANT atirou uma bola de neve ...

Pitucha,

Boa Páscoa para todos os "tugas" aí em Bruxelas.
Continuo a seguir "o sabor da vossa pena", especialmente a sua e a da Ana. Ambas merecem todo o meu "carinho" literário.
Continuação de um ano bom, com muitas felicidades.
*** José ***

6:39 pm  
Blogger Cristina atirou uma bola de neve ...

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Votos de PÁSCOA FELIZ.

6:43 pm  
Blogger carol atirou uma bola de neve ...

Feliz Páscoa!
Beijinhos

6:45 pm  
Blogger Madalena atirou uma bola de neve ...

Psiu... Pitucha! Não quero perturbar o teu silêncio. Ele é tão lindo! E tem tanto a ver com a Páscoa. Isto é, no que eu entendo da Páscoa, no lado de dentro das coisas. Deixo-te um beijinho e o desejo sincero que esta harmonia dos teus pensamentos contigo e tu com eles perdure. Boa Páscoa! Doce Páscoa!

12:05 am  
Blogger MCM atirou uma bola de neve ...

Nada como estar em paz. E como é dificil, ás vezes, consegui-lo...
Boa páscoa!

11:47 pm  
Blogger 125_azul atirou uma bola de neve ...

O mais bonito de Bruxelas nesta época são as montras cheias de chocolates, muito bem decoradas de amarelo e coelhinhos, parece poesia doce.
beijinhos, boa semana

12:49 pm  
Blogger **Je Vois la Vie en Vert ** atirou uma bola de neve ...

Bonjour !
Vim aqui parar depois de ter estado na festa de aniversário(do blog) da tua tia Kalinka. Tanta gente bonita e bem vestida e comida tão deliciosa ! Ela sabe receber !
É verdade o que dizes acerca da Quaresma,as pessoas ficavam admiradas quando eu recusava um bombom ou uma amêndoa e quando dizia que era cortando com toda a doçaria que fazia a minha Quaresma. As tradições vão desaparecendo pouco a pouco. O que dizes da tradição belga dos ovinhos escondidos para as crianças ? Fiz isto enquanto os meus filhos acreditavam, como também sempre coloquei uns doces nos sapatinhos da parte do Saint Nicolas e arranjei sempre boas desculpas quanto aos portugueses não terem as mesmas surpresas !
Gostei de visitar o teu canto cinzento mas não senti o frio porque estava bem agasalhada !
Beijinhos verdinhos de uma belga em Portugal e que não tenciona voltar para o cinzento de Bruxelas...

6:05 pm  
Blogger pessoana atirou uma bola de neve ...

Apercebi-me ontem que desta vez nem chocolates comi!

Que idiota!

9:46 am  
Blogger calamity jane atirou uma bola de neve ...

Allo, allo! J'écoute?
Onde anda a menina? Perdida no cinzento?
bjs

2:24 pm  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento