Monday, June 16, 2008

E se isto fosse referendado?

"It proposes that Franco-German production of coal and steel as a whole be placed under a common High Authority, within the framework of an organization open to the participation of the other countries of Europe. The pooling of coal and steel production should immediately provide for the setting up of common foundations for economic development as a first step in the federation of Europe, and will change the destinies of those regions which have long been devoted to the manufacture of munitions of war, of which they have been the most constant victims."

Schuman, 9 May 1950

1 Flocos de neve

Blogger MRP atirou uma bola de neve ...

desta vez não concordo nada contigo. acho que o post que escreves em baixo é desajustado (não é por os irlandeses terem beneficiado imenso da ue que têm que reverenciar tudo o que a ela diz respeito) e este último é anacrónico.

os governantes dos países membros tinham obrigação de se esforçar um bocadinho mais para explicar às pessoas o que se estava a passar.

o anunciado diálogo sobre a europa que devia substituir o referendo, como se disse em portugal por exemplo, não passou de um simulacro.

dizer que as pessoas são ignorantes e que não se deve referendar assuntos com a complexidade de um tratado é redutor e simplista, além de manifestar uma enorme arrogância.

dizer que as pessoas são más e egoístas é tão só a constatação de um facto que só surpreende quem ainda acredita no bom selvagem.

10:32 am  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento