Thursday, June 05, 2008

Memórias

Este post levou-me de volta à Av. de Roma, à velha Livraria Barata, pequeno espaço repleto de livros onde havia livreiros!
Digo isto por oposição à nova Livraria Barata onde, pelo menos à vista, só há umas piquenas que pouco mais sabem fazer do que procurar livros no computador ou responder, sem mesmo olhar, não temos! aquele livro que depois encontramos numa das prateleiras da livraria. E nem sequer pestanejam quando o levamos à caixa...
Lembro-me do Sr. Afonso que sabia tudo, nomes dos livros, autores e edições, conhecia de cór a feira do livro "Sr. Afonso, onde posso encontrar o livro tal? Editora assim, pavilhão n° assado" e lá ia eu toda contente comprar o dito livro.
O episódio mais marcante que recordo passa-se na pequena livraria da Av. de Roma onde o Sr. Afonso me diz que não têm o livro que procuro mas que vá ao lado, à Bertrand que lá há. Fui. Pedi o tal livro. Que não, que não o têm. Não resisti a informar o Sr. Afonso de que, por uma vez, estava enganado. Olhou para mim, sorriu e disse "venha comigo", entrámos na Bertrand, ele foi à prateleira, tirou o livro e disse "nós não temos espaço mas temos livros e gostamos deles; eles têm espaço, até têm os livros, mas ninguém quer saber de nada".

* A bem da verdade, cumpre-me dizer que já nem recordo a última vez que fui à Barata. Deixou de ser ponto de visita obrigatório de cada vez que vou à Pátria. Talvez as coisas estejam diferentes!

6 Flocos de neve

Blogger MRP atirou uma bola de neve ...

é o l'air du temps.

o António Barreto usou no outro dia uma expressao muito bem conseguida. ele usou-a para descrever a sociedade portuguesa de hoje e as suas gritantes desigualdades sociais, mas eu acho que ela se aplica à generalidade do mundo (pelo menos o nosso - o ocidental) e no que ele se está a transformar:

um pesadelo moral e estético

10:55 am  
Blogger Skyman atirou uma bola de neve ...

Tal como te disse à dois dias, "tem tudo a ver com as pessoas ". Essas sim fazem a diferença. Não os estabelecimentos ou as instituições.
Bjo

3:10 pm  
Blogger Sinapse atirou uma bola de neve ...

É o l'air du temps! é triste, é o que é! é muito triste!

9:09 pm  
Blogger Periférico atirou uma bola de neve ...

Infelizmente já rareiam senhores Afonsos nas livrarias, agora o conceito é interagires com ecrãn táctil que te diz se o livro que procuras está em Stock...
mudam-se os tempos... mas fica a magia dos livros!

Beijos

P.S. Provocação já encontraste um Sr. Afonso na Waterstones ou na Filigranes?;-)

10:35 pm  
Blogger anamoris atirou uma bola de neve ...

É assim... Triste
Beijos bom fim de semana

5:26 pm  
Blogger Madalena atirou uma bola de neve ...

Nunca fui frequentadora assídua da Barata, mas, cada vez que lá entrei, gostei. Depois, era uma vez a FNAC, que também já não é o que era. É mais electrónicas. beijinhos

12:30 am  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento