Wednesday, June 04, 2008

No meu bairro

Não me recordo da igreja sem uma rede, daquelas verdes, que anunciam obras.
É verdade que a igreja tem a pedra escurecida de tempo e poluição, a justificar limpeza.
Mas o tempo passou e a rede ali foi ficando, à frente da igreja cada vez mais escurecida.
As obras que imaginei não surgiam.
Procurei outra utilidade para a rede.
Tentei usar o argumento dos pombos, esses ratos com asas que tudo sujam nesta já cinzenta cidade.
Mas nem a mim me consegui convencer: pois se a rede estava pela metade deixando a parte de cima da igreja livre para o lixo alado…
Optei por ignorar o meu espanto de cada dia, porque em cada dia lá passo.
Deixei apenas libertar a emoção da fachada em contraluz nos finais de tarde, ou da iluminação nocturna que lhe dá atributos de divindade o que calha bem a uma igreja e afaga os sentimentos estéticos.
Um dia apareceram uns tapumes.
Desses de madeira.
Em frente da rede.
Confesso que fiquei de novo com a curiosidade acicatada.
Não me acanho com a confissão, que tão bem condiz com a divina fachada negra, mas não procuro absolvição. Porque não posso prometer que não mais cometerei o pecado da curiosidade.
Até porque agora chegou a vez dos andaimes.
Que, percebi, não só são de montagem trabalhosa como muito barulhenta.
Em vez de me alegrar com a justeza da minha primeira impressão, antiga de anos, de que irão limpar a fachada, interrogo-me sobre o tempo que demorará a fachada a ser limpa.
E já agora, quem foi São Bonifácio?

4 Flocos de neve

Blogger Carlota atirou uma bola de neve ...

Palpita-me que foi um santo que gostava de bons restaurantes... :)

11:18 am  
Blogger Laura Lara atirou uma bola de neve ...

Este texto deveria ter sido publicado amanhã...
Então saberia que seria o santo que morreu num dia 5 de Junho.
Assim, tanto pode ser um como o outro - houve dois.
Beijinhos

12:24 pm  
Blogger Periférico atirou uma bola de neve ...

Pelo andar da carruagem o São Bonifácio só pode ser primo da Santa Engrácia!;-)

Beijos

1:04 pm  
Blogger Sinapse atirou uma bola de neve ...

ah! nostalgia!... la Place de Saint-Boniface!

... vai um cafezinho amanhã ao fim da tarde?

9:11 pm  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento