Wednesday, January 28, 2009

Foto

Disse-me a Claudette, no comentário que fez ao post anterior, que uma fotografia resolve a falta de palavras.
Vale por mil, dizem.
Mas, num blogue de palavras feito, (houve uma excepção que permanecerá única!), a foto terá que ser feita de letras.
Seria uma cidade.
Uma rua a acordar.
O frio adivinha-se nos corpos encolhidos, nas caras ensonadas encondidas nos gorros, nos olhos que ainda não beberam café.
Há um carro no fundo da rua.
(Vê-se um pouco de um outro carro, no cruzamento, porque o fotógrafo não se preocupou com enquadramentos e não esperou que o carro fizesse a curva.)
Isto são detalhes, aquilo que vos conto, porque já vi a foto várias vezes e já me posso concentrar nos pormenores.
Aquilo que se vê, antes de se ver tudo o resto, é uma ténue nuvem rosada num céu pálido, ainda a despedir-se do seu roupão estrelado.
Eu diria que é um bordado que os anjos espalharam para receber os primeiro raios de sol. Mas isso sou eu que tenho a mania que sou poeta!
A Claudette, que conhece Bruxelas, tentaria perceber que rua é.
Outros, talvez, ficariam indiferentes perante a banalidade da foto.
Ou tentariam perceber a marca do carro ao fundo da rua.
Ou a matrícula, para confirmarem se a foto era mesmo de Bruxelas.
Os mais afoitos a photoshop, espantar-se-iam com as visíveis imperfeições e proporiam retoques e melhorias.
Alguns olhariam uns segundos e mudariam para o blogue seguinte, sem darem à foto tempo de lhes dizer o que quer que fosse.
Estou certa que haveria quem começasse a trautear uma música. Um amanhecer na cidade pode recordar muitas músicas. Baladas, talvez.
O que vos diz a minha foto?

8 Flocos de neve

Blogger Mol atirou uma bola de neve ...

A mim diz-me que és uma pessoa que acorda de bom humor...

1:20 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

MOL
Felizmente nunca me custou acordar!
Beijos

2:18 pm  
Blogger TeKanelas atirou uma bola de neve ...

A mim parece-me o Nascer de uma esperança na curva ... na Pimavera que que vem a seguir ... penso que pode ser em qualquer parte do mundo mas para mim esse lugar é o Porto.
Ora vê: http://www.jpgmag.com/photos/1169974
Beijo

3:09 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Teresa

Agora vão dizer que "copiei" a tua foto! Só falta a nuvem...
(Está espectacular, como sempre).
Beijos

3:13 pm  
Blogger Sinapse atirou uma bola de neve ...

A tua foto diz-me que dominas as letras e que isso de não saber que palavras usar ... resolve-se com uma fotografia destas! nice shot, Pitucha!

3:17 pm  
Blogger TeKanelas atirou uma bola de neve ...

Não vão nada .... a tua foto é feita de imaginação e sonhos .... e eu gosto dela.
Beijos

3:32 pm  
Blogger Claudette Guevara atirou uma bola de neve ...

A tua fotografia diz-me que acordas todos os dias com esperança... que Bruxelas se ilumine de Sol.

Mas, por outro lado, remete-me para a 8 a.m. na Av. Emile de Beco, num domingo solarengo a caminho dos mercados, para cheirar as especiarias, provar o queijo, trazer um frango assado e comprar flores.

;)

(Há um exercício muito giro, que eu pessoalmente adoro, que é pegar num texto e tentar encaixar lá uma foto, como fez a Tekanelas. Perfeito!)

3:56 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Sinapse
Nunca se domina as letras: são elas que nos dominam a nós...
Beijos

Teresa
Obrigada.
Beijos

Claudette
A foto fartou-se de falar contigo! ;-)
(E as fotos da Tekanelas dir-te-ão ainda mais, estou certa.)
Beijos

9:00 am  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento