Monday, April 20, 2009

Bruxelas e a monarquia


Fiquei a matutar no nome do rei.

Porque quereria a Miss Pearls uma caneca com a cara de Leopold II? Para recordar o Congo? Para homenagear um dos reis mais polémicos da Bélgica?

Ou, atrevi-me a pensar, tratou-se de um pequeno erro de dactilografia e quereria dizer Albert II?

Pouco importa (ganha sempre a terminação!).

O que importa é que, de facto, a família real belga não está mediatizada em copos e canecas, cinzeiros e porta-chaves.

Os mais cínicos poderão mesmo perguntar se há uma família real belga.

Entre desencontros e desuniões, este reino vai vivendo com uma família que se faz discreta. Como discreto é o rei. Talvez assim convença mais os seus súbditos de que é, verdadeiramente, le roi des belges.

A história rezará, em devido tempo, do êxito de Albert II em manter unidos os belgas.

De Leopold II já a história reza muito. Pessoalmente horrorizei-me com a sua colonização do Congo pelo que vivo bem sem canecas...

9 Flocos de neve

Blogger M Isabel G atirou uma bola de neve ...

Alberto II claro :)
Vou já corrigir.Obrigada

3:22 pm  
Blogger M Isabel G atirou uma bola de neve ...

Já agora:
Como se chama aquela santinha que todos tocavam para dar sorte, na Grand Place? TOdos tocavam e eu também, claro. Nestas coisas, o que é bom para os outros, tb é bom para mim...

Mas que raio de horários. Aqui na Baixa, a HM e outras grandes lojas estão abertas até às 20h, mas aí fecha tudo. E as ruas tb ficam desertas e, diga-se de passagem, muito sujas.

3:28 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Isabel

Eu calculei.

Quanto à "santinha" (adorei!) comemora Everard T'Serclaes um herói belga do séc. XIV.
Apanhado numa rixa territorial com o Senhor de Gaasbeek, que tinha o seu castelo às portas de Bruxelas, caiu, em 1388 numa emboscada onde lhe cortaram os pés e a língua. Foi então transportado para a Maison de l'Étoile (a casa na Grand Place onde está a estátua) onde morreu.
Os cidadãos de Bruxelas vingaram a sua morte destruindo e pilhando o castelo de Gaasbeek.
Uma superstição local diz que acariciar o braço de T'Serclaes dá sorte e faz com que os turistas regressem a Bruxelas.

E sobre as lojas, uma pessoa habitua-se a fazer as compras ao sábado! Não é assim tão mau, como parece, até porque os supermercados estão abertos até mais tarde e as lojas de bairro (de árabes, turcos e indianos) são mais flexíveis.

Beijos e até à sua próxima visita à capital da Europa.

4:20 pm  
Blogger Sinapse atirou uma bola de neve ...

OMG, who are you and what have you done with Pitucha!? ... Não é assim tão mau, como parece ... OMG ... OMG!!

4:29 pm  
Blogger Sinapse atirou uma bola de neve ...

Miss Pearls ... cabe-me repor a verdade ... é tão mau como parece ... aliás, é pior!!
Tem toda a razão ... as lojas fecham muito cedo, as ruas ficam desertas ... e, acrescento eu, o tempo é miserável!

4:32 pm  
Blogger Sinapse atirou uma bola de neve ...

;))

4:32 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Sinapse
Ooops! Esqueci-me de dizer que as livrarias estão abertas até ao domingo! É só o que me interessa... (não sou muito de compras!)

Tenho a sensação de que me vou enterrando à medida que vou escrevendo...fico-me por aqui.

Beijos Sinapse linda...

4:33 pm  
Blogger Pitucha atirou uma bola de neve ...

Sinapse e Miss Pearls

Eu não falei do tempo e nunca disse que não era tão mau quanto parece. Porque, no que ao tempo diz respeito é pior do que mau.

Mas, Sinapse, a Miss Pearls apanhou o "verão" belga. (Vamos pagar caro nos verdadeiros meses de verão, como do costume).

Beijos

4:41 pm  
Blogger M Isabel G atirou uma bola de neve ...

Olá e obrigada:)

SINAPSE: "Miss Pearls ... cabe-me repor a verdade ... é tão mau como parece ... aliás, é pior!!
Tem toda a razão ... as lojas fecham muito cedo, as ruas ficam desertas "

Exacto- foi o que me pareceu. w minutos antes de fecharem, as ruas foram invadidas por adolescentes de fugir!!
Bruxelas estava limpa fora da zona turistica e comercial. Mas nesses locais, estava imunda. E o calor não ajudava porque a malta (asseada) deitava os copos das bebidas para o chão.
Eu refiri isso das livrarias. Os meus colegas de viagem foram a algumas livrarias abertas.
Nem um museuzinho consegui aberto!! Foi obra!!!!

4:53 pm  

Post a Comment

<< De volta ao cinzento